ATENDEMOS TODO O BRASIL

Garantimos um atendimento rápido, seguro e humanizado. Personalizado para você!

Aposentadoria do
Coletor de Lixo Urbano

Os profissionais da área da coleta de lixo urbano, conhecidos como garis ou lixeiros, são aqueles que trabalham varrendo ruas, seguindo ou dirigindo o caminhão de coleta, fazendo o acondicionamento dos materiais descartados no coletor e auxiliando na descarga destes resíduos no aterro sanitário.

Seja na limpeza ou remoção de resíduos urbanos, a atividade exercida está exposta a agentes biológicos – microrganismos, fungos, parasitas infecciosos, bactérias, animais peçonhentos e em decomposição, produtos químicos em geral – podendo gerar danos à saúde e à integridade física desses profissionais.

Assim, uma vez comprovada a atividade, poderão ter o período trabalhado reconhecido como especial, o que permite um acréscimo de tempo de serviço para o cálculo da aposentadoria.

Sobre o período trabalhado nessa condição o aumento pode ser de 20% (vinte por cento) para a mulher e de 40% (quarenta por cento) para o homem.

Assim, para quem ainda não é aposentado, tal acréscimo poderá ser muito vantajoso, pois permitirá a antecipação do pedido de aposentadoria – antes mesmo da Reforma da Previdência – ou haver um aumento significativo no valor do benefício.

Para a pessoa já aposentada a menos de 10 (dez) anos, poderá ser realizada uma revisão da aposentadoria, com a possibilidade de aumento do valor mensal a ser recebido, além do resgate dos valores em atraso.

ATENÇÃO – Vídeo postado antes da Reforma da Previdência EC 103/2019. O conteúdo pode ter sofrido alterações.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp